A expectativa para Indiana Jones and the Great Circle, um jogo altamente aguardado da Bethesda, agora sob o guarda-chuva da Microsoft, tem sido substituída por uma preocupante onda de ceticismo. O que começou como um projeto promissor para trazer o icônico arqueólogo Indiana Jones ao mundo dos jogos de primeira pessoa tem enfrentado uma série de críticas e preocupações que levantam dúvidas sobre sua qualidade e recepção.

indiana jones

O silêncio das avaliações

Uma das primeiras bandeiras vermelhas foi a decisão da Microsoft de não permitir que críticos e influenciadores publicassem suas avaliações ou pensamentos sobre Indiana Jones and the Great Circle antes do lançamento público em 5 de dezembro de 2024. Essa prática de embargo, especialmente quando esticada até o dia de lançamento, muitas vezes indica uma falta de confiança na qualidade do produto. Historicamente, jogos que adotam essa abordagem tendem a ter lançamentos problemáticos, como destacado pelo usuário Red Dragon no X. A estranheza dessa decisão sugere que a Microsoft teme críticas negativas (cheirinho de positividade tóxica).

A questão da inclusão e a reação dos fãs

Entre algumas controvérsias que podem ser vistas neste artigo da boundingintocomics.com, um dos pontos mais questionados é a inclusão de Gina, uma personagem feminina que se junta a Indiana Jones na aventura e que, de fato, se torna a verdadeira protagonista do game. Embora a diversidade e a inclusão sejam aspectos positivos, a maneira como foi introduzida no jogo parece forçada para alguns fãs, refletindo uma tentativa de apelar para uma "audiência moderna", fato comprovado pelas declarações do designer narrativo Edward Curtis. Esta abordagem tem levantado discussões sobre se os desenvolvedores estão priorizando agendas em detrimento da autenticidade e essência dos jogos.

edward curtis

Silenciamento de feedback

A Bethesda decidiu desativar os dislikes no trailer de lançamento, uma ação que, para muitos, demonstra uma rejeição ao feedback construtivo. Essa decisão foi vista como um esforço para controlar a narrativa pública em torno do jogo, o que, ironicamente, só aumentou a desconfiança entre a comunidade de jogadores. A voz do consumidor é fundamental nessa indústria e silenciá-la pode ser um grande erro.

Desempenho preocupante em pré-vendas

Informações de pré-vendas indicam que o jogo não está alcançando as expectativas. Segundo fontes mencionadas pelo usuário UpwardBoss no X, o número de pré-vendas é tão baixo que o jogo está fora do top 200 mais vendidos da Steam, posição ruim para um título AAA com um personagem tão icônico. Sem contar as vendas físicas, que aparentemente estão indo pelo mesmo caminho. Isso sugere uma falta de entusiasmo ou talvez uma rejeição prévia baseada nas controvérsias e na falta de transparência. E o fato do jogo ser disponibilizado no serviço de assinatura da Microsoft não pode ser utilizado como desculpa para um desempenho tão pífio, pois muitas obras que estão no Game Pass atingiram marcas de vendas expressivas.

jones e gina

Indiana Jones and the Great Circle tinha todos os elementos para ser um sucesso, mas devido às estratégias de marketing, questões de representação e sua patética gestão de críticas, parece estar caminhando para um lançamento tumultuado, podendo juntar-se à prateleira dos grandes flops de 2024. A indústria deve aprender que a autenticidade e o foco na qualidade do jogo são fundamentais, acima de qualquer agenda.

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