A CES 2025, em Las Vegas, foi palco de uma inovação que promete mudar a dinâmica dos games: a Krafton, conhecida pela IP de sucesso PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), revelou uma parceria revolucionária com a NVIDIA. Esta colaboração introduz os personagens co-jogáveis (CPCs), desenvolvidos com a tecnologia NVIDIA ACE.
Os CPCs são essencialmente companheiros controlados por inteligência artificial, que utilizam um modelo de linguagem compacto (SLM) específico para jogos. Este avanço permite interações em tempo real com um comportamento quase humano, distinguindo-se dos tradicionais NPCs ao entender e reagir ao ambiente do jogo. Eles podem cooperar diretamente com os jogadores, aumentando a imersão e oferecendo uma experiência de jogo mais rica. Jogos como PUBG e inZOI estão entre os primeiros a adotar essa tecnologia, com planos de expandir seu uso por todo o portfólio da Krafton.
Changhan ‘CH’ Kim, CEO da Krafton, expressou sua empolgação com a parceria, afirmando:
Essa parceria marca um grande avanço na indústria de games, unindo a expertise da Krafton em desenvolvimento de jogos à inovação da NVIDIA em IA. Estamos prontos para redefinir o futuro dos games.
A visão de Kim é compartilhada por Keita Iida, VP de Relações com Desenvolvedores da NVIDIA, que destacou que essa tecnologia não só melhora os títulos existentes, mas também abre novas possibilidades para futuros lançamentos.
A introdução dos CPCs pode ser vista como um marco na evolução dos games, proporcionando uma nova camada de interação e engajamento entre jogadores e personagens virtuais. Essa tecnologia não apenas amplia o potencial narrativo dos jogos, mas também enriquece sua experiência, tornando-a mais dinâmica e personalizada. Já imagino a aplicação dessa tecnologia em MMOs, por exemplo, para a realização de dungeons sem depender de outros jogadores para formar grupos.
E você, o que acha dessa nova tecnologia? Será útil para os jogadores ou diminuirá as interações virtuais com outras pessoas? Deixe seu comentário!
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