Não é segredo que o modelo de negócio do Game Pass divide opiniões. Historicamente, o serviço já foi criticado por, supostamente, não beneficiar os desenvolvedores (especialmente os menores) tanto quanto parece. Agora, uma figura de peso da indústria usou as redes sociais para colocar mais lenha nessa fogueira.

game pass

Esse alguém é Raphael Colantonio, fundador da Arkane Studios e diretor criativo de jogos como Dishonored e Prey. E ele deixou bem claro que não gosta do Game Pass.

"A realidade tem que bater" 

Em uma postagem, Colantonio questionou por que ninguém estava falando sobre "o elefante na sala", provavelmente em referência às recentes demissões na Xbox. Questionado por um seguidor sobre qual era sua perspectiva, ele não mediu palavras: "Eu acho que o Game Pass é um modelo insustentável que vem prejudicando a indústria há uma década, subsidiado pelo 'dinheiro infinito' da Microsoft, mas em algum momento a realidade tem que bater. Não acho que o GP possa coexistir com outros modelos, ou ele vai matar todo o resto, ou vai desistir".

Outras vozes se juntam ao debate

Pouco depois, Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios (de Baldur's Gate 3), reforçou a preocupação: "'O que acontece quando todo esse dinheiro acabar?' é a maior preocupação na minha rede de contatos (...). A história do dinheiro infinito nunca fez sentido".

A dupla discutiu a "canibalização" das vendas, uma das principais críticas ao serviço. Se um jogo lança diretamente no Game Pass, ninguém tecnicamente paga por ele, exceto a Microsoft. Douse admite que o modelo é bom para "diminuir o risco" de projetos de equipes menores, mas que os benefícios param por aí, afirmando preferir o modelo da Sony (que geralmente adiciona jogos ao serviço meses após o lançamento).

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Para Colantonio, a solução seria simples: o Game Pass deveria ser um serviço exclusivamente para jogos de catálogo antigo. Dessa forma, segundo ele, não prejudicaria ninguém.

E você, concorda com as críticas? O Game Pass é uma bênção para os jogadores ou uma maldição disfarçada para a indústria de games?

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