Com dezenas de milhões de jogadores diários, a maioria jovens, a plataforma Roblox está constantemente sob os holofotes quando o assunto é segurança. Em resposta às preocupações de pais e da comunidade, a Roblox Corporation anunciou um novo e robusto conjunto de medidas para proteger seus usuários.
Matt Kaufman, chefe de segurança da Roblox, detalhou as mudanças, que visam dar mais poder aos usuários, incorporar tecnologia de estimativa de idade e oferecer mais controle aos pais.
As quatro novas frentes de segurança
A nova política se baseia em quatro pilares principais, que serão implementados progressivamente.
1. Conexões confiáveis (trusted connections): um novo sistema que permitirá que usuários maiores de 13 anos se conectem mais facilmente com amigos e familiares que conhecem na vida real, facilitando a comunicação segura.
2. Estimativa de idade por vídeo: esta é a mudança mais significativa. Para acessar recursos como as "conexões confiáveis" e chats sem filtros, usuários com 13 anos ou mais serão solicitados a gravar uma "selfie em vídeo". Essa selfie será analisada por uma tecnologia que estima a idade da pessoa. Se a estimativa for compatível com 13 anos ou mais, o acesso é liberado.
3. Ferramentas de privacidade: a plataforma promete mais ferramentas acessíveis para que os próprios usuários possam melhorar sua experiência e configurar sua segurança de forma mais granular.
4. Insights para os pais: serão adicionados mais controles parentais para que os responsáveis possam monitorar melhor a experiência de seus filhos adolescentes na plataforma.
Como funciona a verificação por "selfie em vídeo"?
A Roblox explica que, se o sistema estimar que um usuário tem, na verdade, menos de 13 anos, sua idade será corrigida automaticamente e ele perderá o acesso a recursos restritos. Se o sistema não conseguir estimar a idade com confiança, o usuário não terá acesso às funções. Caso um usuário com mais de 13 anos não passe na verificação por vídeo, ele ainda terá a opção de confirmar sua idade através da verificação de um documento de identidade. A empresa garante que todos os dados biométricos serão tratados de forma segura.
A questão que fica é a eficácia do sistema contra tentativas de adolescentes mais novos de se passarem por mais velhos. A sofisticação do software de reconhecimento facial será crucial para o sucesso da medida.
Isso é um passo necessário para a segurança dos jovens ou uma dor de cabeça em potencial que gera novas preocupações?
Postar um comentário