Uma simples postagem, mas com um peso de dez anos. Hideo Kojima usou hoje suas redes sociais para fazer um comentário silencioso, mas extremamente revelador, sobre seu último trabalho na franquia Metal Gear. O aclamado diretor compartilhou um artigo do site Inverse com o título: "10 Anos Depois, a Obra-Prima Inacabada de Hideo Kojima Ainda Influencia os Jogos de Hoje". Para muitos, o ato de compartilhar este artigo específico é a confirmação que esperavam há uma década: Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain foi, de fato, lançado incompleto.
Para quem não conhece a história, a teoria de que MGS5 é um jogo inacabado circula desde seu lançamento em 2015. Os jogadores notaram que o final da história é abrupto, deixando vários arcos de personagem sem uma conclusão satisfatória. A teoria ganhou força com a descoberta de um suposto "Capítulo 3" fantasma nos arquivos do jogo e, principalmente, com o conteúdo do disco de bônus da Edição de Colecionador, que incluía vídeos e artes conceituais de uma missão final, "Episódio 51", que foi claramente cortada da versão final.
O motivo para esse conteúdo ter sido cortado é um dos dramas mais conhecidos da indústria. A fase final do desenvolvimento de The Phantom Pain foi marcada por um rompimento público e conturbado entre Hideo Kojima e a Konami, a dona da franquia. A briga resultou na saída de Kojima da empresa que ele ajudou a definir, e acredita-se que a Konami apressou o lançamento do jogo, forçando o corte de conteúdo essencial para a conclusão da história.
Desde sua saída, Kojima fundou o novo estúdio Kojima Productions e se distanciou de sua antiga criação, focando em seus novos projetos como Death Stranding 2, OD e Physint. Ele chegou a afirmar que não jogará Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, o remake que está sendo produzido pela Konami sem seu envolvimento.
Sem escrever uma única palavra, Kojima parece validar o sentimento que muitos fãs carregam há dez anos: de que The Phantom Pain, apesar de sua jogabilidade genial e inovadora, é um jogo que nunca pôde ser concluído da forma que seu criador imaginou. O post reacende a discussão sobre o que poderia ter sido o verdadeiro final da saga sob o comando de seu mestre.
E você, o que acha? Mesmo com o conteúdo faltando, você ainda considera The Phantom Pain uma obra-prima? E ainda tem esperanças de ver Kojima em um novo MGS um dia?
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