A Electronic Arts (EA) enfrentou um ano complicado em 2024, com dois de seus principais lançamentos, Dragon Age: The Veilguard e EA Sports FC 25, não conseguindo atender às expectativas de receita da empresa. Em seu relatório preliminar de ganhos para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2025, a EA foi obrigada a revisar para baixo suas previsões de receita, tanto para o trimestre quanto para o ano fiscal, devido ao desempenho abaixo do esperado desses jogos.
De acordo com o comunicado oficial da EA, Dragon Age: The Veilguard engajou aproximadamente 1,5 milhão de jogadores durante o trimestre, ficando quase 50% abaixo da expectiva da empresa. Já EA Sports FC 25 não conseguiu crescer como franquia, e ao contrário dos outros anos, teve uma queda na retenção de jogadores e nas vendas de sua moeda digital. Este resultado impactou significativamente a previsão de receita da EA, ajustando os bookings líquidos esperados para 2025 entre US$7 e US$7,15 bilhões, em vez dos US$7,5 a US$7,8 bilhões inicialmente esperados.
O desempenho abaixo do esperado de Dragon Age: The Veilguard e EA Sports FC 25 foi destacado pelo CEO da EA, Andrew Wilson, que afirmou o seguinte:
"Durante o terceiro trimestre, continuamos a entregar jogos e experiências de alta qualidade em todo o nosso portfólio; no entanto, Dragon Age e EA SPORTS FC 25 ficaram aquém de nossas expectativas de bookings líquidos."
Ele também expressou confiança na estratégia de longo prazo da empresa, prevendo um retorno ao crescimento no ano fiscal de 2026.
Dragon Age: The Veilguard foi lançado em 31 de outubro de 2024 e recebeu críticas favoráveis apenas da mídia especializada, sendo terrivelmente recebido pelo público. Adicionalmente, a diretora do jogo, Corine Busche, foi demitida da BioWare após 18 anos, o que pode sinalizar mudanças internas na gestão de futuros projetos da franquia.
Os fatos apresentados levantam questionamentos sobre a estratégia de desenvolvimento e marketing da EA. As implicações destes fracassos vão, definitivamente, influenciar as decisões futuras da empresa. Este caso serve como um lembrete de que o mercado de games parou de aceitar qualquer coisa, e até mesmo franquias estabelecidas podem enfrentar problemas se continuarem a desdenhar de seu público alvo.
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