Com pouco mais de quatro meses desde seu lançamento, o futuro de Clair Obscur: Expedition 33 começa a tomar forma, sendo maior do que se imaginava. Guillaume Broche, diretor do jogo no estúdio Sandfall Interactive, confirmou em uma entrevista recente que o aclamado RPG de 2025 foi concebido desde o início como o primeiro capítulo de uma franquia. Essa notícia mostra claramente a intenção do estúdio de continuar expandindo essa IP que se tornou um dos maiores sucessos do ano.
Lançado em 24 de abril de 2025, Expedition 33 rapidamente se estabeleceu como um marco na indústria. O título de estreia da Sandfall Interactive obteve aclamação crítica quase unânime, destacada por uma recepção extremamente positiva dos jogadores em plataformas como a Steam. A combinação de uma identidade visual marcante, inspirada na Belle Époque, com um sistema de combate único e uma história madura, posicionou o jogo como um dos mais fortes concorrentes aos prêmios de Jogo do Ano.
Todo esse sucesso pode ser atribuído a diversos fatores executados com maestria: a direção de arte criou um mundo melancólico e belo, diferente de tudo no mercado. O sistema de combate, que funde a estratégia por turnos com mecânicas de tempo real, foi elogiado por modernizar a fórmula clássica dos RPGs. Tudo isso, aliado a uma história e trilho sonora envolventes e ao polimento técnico proporcionado pelo bom uso da Unreal Engine 5. Lembro aqui que toda essa experiencia de altissimo calibre foi entregue por um estúdio tecnicamente novo e com equipe de desenvolvimento reduzida.
A confirmação dos planos de longo prazo veio em uma conversa de Guillaume Broche com o canal MrMattyPlays no YouTube. Durante a entrevista, Broche foi direto ao ponto sobre a visão do estúdio: “Clair Obscur é o nome da franquia. Expedition 33 é uma das histórias que queremos contar nesta franquia”. Ele esclareceu que, embora seja cedo para revelar detalhes específicos, o universo do jogo foi construído com a intenção de abrigar múltiplas narrativas.
Esta declaração abre um leque de possibilidades. O formato de antologia, onde futuros jogos poderiam focar em expedições com diferentes protagonistas parece um caminho provável. No entanto, o próprio Broche também utilizou o termo "sequências", o que mantém aberta a porta para uma continuação direta dos eventos e personagens de Expedition 33. A estratégia permite que a Sandfall Interactive explore seu rico universo de maneira flexível, sem se prender a um único formato.
Agora nos resta aguardar. Quem mais aí está na expectativa de novos games da franquia?
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