O eterno debate na comunidade de Final Fantasy ganhou um novo capítulo. Enquanto uma parte dos fãs anseia pelo retorno do clássico combate por turnos, outra abraçou a pegada de ação dos títulos mais recentes, como Final Fantasy XVI. O sucesso de jogos de turno aclamados, como Clair Obscur: Expedition 33, reacendeu a discussão e levou a questionamentos diretos a um dos principais nomes da Square Enix.
Recentemente, um investidor da empresa mencionou que gostaria de ver os novos Dragon Quest e Final Fantasy sendo baseados em turnos.
A visão do produtor: batalha é parte de um todo
Em uma entrevista ao site AnimeNewsNetwork, Yoshida foi questionado se os próximos jogos da série principal se inspirariam em sucessos de turno. Ele explicou que focar a discussão em "turnos versus ação isola a jogabilidade apenas ao sistema de batalha", o que, segundo ele, "não leva em conta que tipo de jogo os criadores querem entregar aos jogadores".
Yoshida detalhou que os sistemas de um jogo, incluindo o combate, o design e a sensação geral, são projetados em torno da "qualidade gráfica" e da "narrativa" que a equipe de desenvolvimento deseja criar. Portanto, a escolha do sistema de batalha é uma consequência da visão geral do projeto, e não o ponto de partida. "Não é uma resposta clara, se tudo se tornará baseado em turnos ou se será mais baseado em ação", concluiu.
Liberdade para o futuro de Final Fantasy
Outro ponto crucial levantado por Yoshida é o seu próprio envolvimento futuro. Ele fez questão de ressaltar que "não estará necessariamente em Final Fantasy 17", e por isso, não deseja "obstruir ou limitar" o futuro diretor ou produtor de FF17 e FF18, prometendo um sistema de combate específico. Essa é uma postura que visa garantir a liberdade criativa para as futuras equipes que assumirão o leme da amada franquia.
E você, de que lado está nesta batalha? Sente falta dos menus e da estratégia dos Final Fantasy clássicos, ou prefere a adrenalina e a ação dos títulos mais recentes? Qual seria o seu sistema de combate ideal para Final Fantasy 17?
Postar um comentário