A Rockstar Games, uma empresa historicamente conhecida por sua relação complicada com a comunidade de modders, parece estar planejando uma mudança de paradigma radical para Grand Theft Auto 6. Novas vagas de emprego descobertas recentemente indicam uma intenção clara de fomentar uma "economia de criadores", com suporte oficial e integrado para o Roleplay (RP) e conteúdo gerado por usuários desde o início.

A vaga de emprego que entrega o jogo 

A pista mais reveladora é uma vaga para "Gerente de Produto Sênior" na equipe da Plataforma de Criadores em Nova York. A descrição da vaga menciona explicitamente a responsabilidade de "impulsionar iniciativas de produtos em nossas Plataformas de Criadores, o que inclui FiveM, RedM e produtos relacionados".

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Para quem não conhece, FiveM e RedM são as maiores plataformas não oficiais de servidores modificados e RP para GTA V e Red Dead Redemption 2, respectivamente. A Rockstar adquiriu a equipe por trás delas, a Cfx.re, no ano passado, e esta é a primeira indicação clara de como eles planejam integrar essa expertise em GTA 6.

Uma "economia de criadores" para GTA 6 

A vaga detalha que o profissional será responsável por equipes envolvidas com monetização, descoberta de experiências, experiência do cliente e visualização (viewership). Isso sugere que a Rockstar não apenas permitirá, mas também criará um ecossistema oficial onde os criadores de servidores e mods poderão, possivelmente, monetizar seu conteúdo, em um modelo similar ao de Roblox ou Fortnite. A menção a "visualização" também mostra que a empresa está ciente de que o sucesso do GTA RP na Twitch é um pilar da longevidade do jogo.

As principais conclusões e a esperança do PC 

As implicações são enormes. Primeiro, a Rockstar está planejando o ecossistema de mods e RP para GTA 6 com quase um ano de antecedência. Segundo, o foco é criar uma economia sustentável em torno do conteúdo gerado pela comunidade. E terceiro, e talvez o mais animador para muitos: como as maiores plataformas de RP (FiveM, RedM) são exclusivas do PC, este planejamento antecipado pode sugerir que a Rockstar planeja um lançamento para PC muito mais cedo do que o tradicional, talvez até simultâneo com os consoles.

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